Sete atletas dos Camarões, que levantaram a suspeita de procurarem asilo depois de terem abandonado a aldeia olímpica, têm vistos válidos para permanecer na Grã-Bretanha nos próximos seis meses, avançou hoje o porta-voz da equipa olímpica camaronesa.
De acordo com Emmanuel Tataw, os atletas têm liberdade para se movimentarem, embora tenha reconhecido que em casos semelhantes, desportistas dos Camarões não tenham regressado ao seu país, uma vez que procuram melhores oportunidades de treino no estrangeiro.
«Esta não é a primeira vez que acontece. Aconteceu em Sidney e Atenas. A maior parte das vezes, eles não regressam», disse, referindo-se os Jogos Olímpicos anteriores.
Tatam explicou ainda que os atletas, cinco lutadores de boxe, um nadador e um jogador de futebol, deixaram a vila olímpica em Stratford, a meio da noite «sem a autorização das autoridades dos Camarões».
«A equipa está obviamente preocupada e a polícia foi informada», disse o porta-voz do Comité Olímpico Internacional (COI), Mark Adams, que acrescentou que, de momento, não é necessário o COI preocupar-se se eles vão demorar ou não a regressar.