Vânia Silva, no lançamento do martelo, e Edi Maia, no salto com vara, falharam hoje a final das respetivas competições, nos Jogos Olímpicos Londres2012, ambos com marcas bem abaixo dos seus recordes pessoais.

Na capital britânica, Vânia Silva, que cumpriu a sua terceira presença em Jogos (Atenas2004 e Pequim2008), lançou apenas 62,81 metros e terminou na 35.ª e antepenúltima posição.

«Claro que não correu como eu esperava, mas estou contente por terem sido os meus terceiros Jogos Olímpicos. Dei o meu máximo, mas às vezes as coisas não correm como nós queremos. A vida é assim», afirmou a leiriense de 32 anos à agência Lusa.

Em 2011, Vânia Silva quebrou o recorde nacional, que já lhe pertencia, com a marca de 69,55 metros e este ano chegou a lançar na casa dos 67 metros, mas acabou por ficar bem abaixo do esperado em Londres2012.

A portuguesa chegou aos 62,81 metros logo no primeiro lançamento e não conseguiu melhorar a sua prova, protagonizando mesmo um nulo na terceira e última tentativa.

«Este ano infelizmente as coisas não me têm corrido bem. Estava à espera de alcançar um pouco mais. No último entrei contraída e já não deu para lançar», lamentou Vânia Silva, que irá tentar estar presente daqui a quatro anos no Rio de Janeiro.

«Se o corpo permitir lá estarei», confessou.

No salto com vara, o estreante Edi Maia cedo ficou afastado da luta por uma lugar na final, ao “esbarrar” nos 5,35 metros, depois de já ter tido dificuldade em passar os 5,20, que sucedeu apenas à terceira e última tentativa.

O atleta setubalense, de 24 anos, chegou a Londres2012 com novo recorde nacional no “bolso”, que foi alcançado já este ano com a marca de 5,64 metros (a última melhor marca já datava desde 1996), mas também ficou abaixo das expectativas.

Edi Maia terminou a sua primeira experiência olimpica classificado no 24.ª lugar, num grupo de 32 atletas em que oito não registaram qualquer salto certeiro.

Os Jogos Olímpicos Londres2012 arrancaram no dia 27 de julho e terminam a 12 de agosto.