A prova de 4x400 metros masculina da África do Sul, da qual faz parte o duplo-amputado Óscar Pistorius, eliminada nas eliminatórias dos Jogos Olímpicos Londres2012, foi reintegrada e vai à final após recurso, anunciou a Federação Internacional.

«O júri examinou o recurso e decidiu qualificar a equipa sul-africana para a final, apesar de a estafeta não ter terminado a sua série, tendo em conta que foi profundamente lesada num incidente com o Quénia», explica o comunicado da federação internacional de atletismo (IAAF).

A África do Sul decidiu recorrer após a estafeta do Quénia ter reconhecido que um dos seus atletas tinha tocado num dos atletas sul-africanos, resultando na sua eliminação.

A estafeta sul-africana irá disputar a final na sexta-feira na pista número nove.

O campeão paralímpico amputado das duas pernas, Óscar Pistorius, não chegou a partir na eliminatória dos 4x400 metros, pois o seu companheiro Ofentse Mogawane caiu depois de um toque do queniano Vincent Kiilu.

«Estamos na final. A equipa recorreu pela queda de Oftense e foi-nos dada a pista nove. Oljvanzyl irá no seu lugar», disse Pistorius na rede social Twitter.