Os canoístas Fernando Pimenta e Emanuel Silva vão abdicar de participar na sexta-feira na prova de K2 200 metros dos Jogos Olímpicos Londres2012, depois de terem conquistado a prata nos 1.000 metros.

«Chegámos à conclusão de que não vamos participar. A federação inscreveu-nos, mas não foi para isso que nós treinámos e achámos por bem abdicar dos 200 metros, porque a preparação não foi a melhor para essa distância», afirmou hoje Emanuel Silva.

O atleta de Braga, de 26 anos, indicou que a decisão foi tomada «juntamente com a equipa técnica, a direção da federação e o Comité Olímpico».

Pimenta e Silva tinham direito a participar nas provas de 200 metros por inerência da qualificação alcançada em 1.000, distância em que se tornaram vice-campeões olímpicos na quarta-feira, perdendo o ouro para a Hungria por apenas 53 milésimos de segundo.

A dupla portuguesa, que alcançou o melhor resultado de sempre na canoagem portuguesa, conquistou a primeira e até agora única medalha para Portugal em Londres2012.