O Comité Olímpico Internacional (COI) retirou, esta sexta-feira, oficialmente a medalha de ouro olímpica conquistada por Tyler Hamilton no contrarrelógio em Atenas2004, atribuindo-a ao russo Viatcheslav Ekimov, um ano após o norte-americano ter assumido o consumo de substâncias dopantes.
O norte-americano Bobby Julich, que tinha terminado na terceira posição na capital grega, tornou-se vice-campeão olímpico, e o australiano Michael Rodgers, quarto classificado na prova do contrarrelógio, viu-lhe ser atribuída a medalha de bronze.
Em maio de 2011, Tyler Hamilton assumiu publicamente ter consumido substâncias dopantes ao longo da carreira e depositou na Agência Antidoping Norte-americana a medalha de ouro conquistada em Atenas2004.
O COI decidiu não retirar imediatamente de forma oficial a medalha de ouro a Hamilton, tendo tomado hoje a decisão, enquanto decorrem dos Jogos Olímpicos Londres2012, a menos de um mês da prescrição, fixada em oito anos após a competição.
Em Atenas, Hamilton chegou a ser acusado de doping por transfusão sanguínea, mas foi ilibado devido a um erro processual e no mês seguinte teve um controlo positivo durante a Volta a Espanha, tendo sido suspenso por dois anos.