O TAS explicou hoje que a equipa olímpica sueca pediu que seja atribuída uma medalha de ouro conjunta, já que a ambas as atletas foi dado o mesmo tempo de conclusão de prova, mas foi Spirig que foi considerada campeã olímpica com recurso ao “photo-finish”.

O TAS vai ainda reunir, durante sexta-feira, para discutir os argumentos que os suecos apresentam contra a decisão da Federação Internacional de Triatlo (ITU).

Norden e Spirig terminaram lado a lado e foi-lhes dado o mesmo tempo de 1:59.48 minutos no final dos 1.500 metros de natação, 43 km de bicicleta e 10 km de corrida, em Hyde Park, no passado sábado.

Os juízes decidiram, então, que Spirig rompeu a fita da meta momentos antes de Norden, depois de terem assistido ao vídeo da chegada.

Um recurso dos suecos foi rejeitado pelos responsáveis internacionais do triatlo na quarta-feira.

Os suecos reclamam que «não é possível distinguir com precisão no ‘photo-finish’ a posição do tronco de Spirig, que está ligeiramente tapada pelo tronco da sueca».

Ambas as atletas, chefes de equipa e representantes da ITU, Comité Olímpico Internacional e organização dos Jogos Londres2012, foram convidados para a sessão de análise do TAS, que perspetiva para sábado a decisão.