A canoísta Teresa Portela apurou-se hoje para a sua segunda Final A nos Jogos Olímpicos Londres2012, ao fazer o segundo melhor terceiro tempo das meias-finais de K1 200 metros.

Após o sexto lugar com a tripulação de K4 1000, Portela viu-se relegada para a Final B de K1 500, terminando então no 11.º posto, mas hoje redimiu-se e a qualificação permite-lhe lutar sábado por uma segunda medalha portuguesa na canoagem, depois da prata conquistada quarta-feira por Emanuel Silva e Fernando Pimenta em K2 1000.

A portuguesa foi terceira na Série 3 da qualificação, com 42,383 segundos e novamente terceira na terceira semifinal, agora com 41,562, o segundo melhor terceiro tempo da fase.

«Chegar ao fim e estar em terceiro e pensar ‘eu já estive nesta situação’ é um bocado ingrato, mas depois saber que vou à Final [A] é muito bom, porque estou cheia de vontade de fazer uma boa prova», afirmou a portuguesa, de 24 anos.

Este ano, nos Europeus de Zagreb, Teresa Portela tinha demonstrado que os 200 metros serão a sua prova mais forte, depois de conseguir a medalha de bronze, então com o tempo de 40,376 segundos.

De notar que o melhor tempo olímpico de K1 200 femininos foi hoje batido por duas vezes, primeiro nas qualificações, pela húngara campeã de Pequim2008, Natasa Douchev-Janics, com 41,221, e depois nas meias-finais pela neozelandesa campeã mundial Lisa Carrington, com 40,528.

Apesar de chegar à derradeira regata com o oitavo tempo, a portuguesa garantiu que isso «não quer dizer nada» e recordou o feito de Emanuel Silva e Fernando Pimenta, que conquistaram a medalha de prata depois de terem sido terceiros nas meias-finais.

«Não consigo dizer que isso também vai acontecer comigo, mas não consigo desde já dizer qual vai ser a ordem das oito primeiras», comentou, transmitindo a ideia de que o desfecho da prova está totalmente em aberto.

Teresa Portela reconheceu ainda a frustração por ter falhado a Final A de K1 500 com o nono tempo, no primeiro ano de finais olímpicas a oito, mas realçou o facto de ter ficado «muito perto das melhores».

O dia volta a comprovar que a canoagem é a modalidade que mais se destacou entre a comitiva portuguesa presente nos Jogos Londres2012, mas Teresa Portela preferiu não quis fazer comparações.

«A canoagem está a crescer muito em Portugal e queremos manter a nossa identidade. Não acho que faça sentido estar a fazer comparações. Estamos muito concentrados, sabemos das nossas qualidades. Por vezes, por um momento, não se consegue chegar à final, mas estamos muito bem preparados», sublinhou.

A comitiva da canoagem está instalada em Egham, nos arredores do complexo de Eton Dorney, não partilhando as instalações da Vila Olímpica de Londres, em Straford, e os atletas estão a aproveitar esse recolhimento para se focarem na competição, com quatro Finais A em cinco possíveis.

«Acho que isso é muito positivo. É um bocado o nosso mundo. Estamos com os nossos colegas da canoagem. Não é mau estar na Vila Olímpica, mas há menos possibilidades de nos distrairmos e estamos mais concentrados nas provas», explicou.