A Alemanha, em masculinos, e a Holanda, em femininos, fizeram jus ao estatuto de detentores do título e voltaram a conquistar a medalha de ouro na modalidade de hóquei em campo dos Jogos Olímpicos Londres2012.

Jan Philippe Rabente, autor dos dois golos que decidiram a final masculina, foi o herói dos alemães, que, há quatro anos, havia saído com o ouro de Pequim2008 à custa da Espanha – então, também com uma vitória tangencial, por 1-0.

Os germânicos vingaram, assim, o desaire sofrido face aos holandeses na fase de grupos (1-3), na qual também cederam um empate (5-5 com a Nova Zelândia), vencendo Bélgica (2-1), Coreia do Sul (1-0) e Índia (5-2).

Nas meias-finais, a Alemanha venceu a Austrália por 4-2, para, depois, selar o ouro com um triunfo por 2-1 sobre a Holanda, negando ao conjunto “laranja” o que teria sido uma inédita “dobradinha” masculino/feminino.

Por seu lado, a Austrália venceu o embate de apuramento do terceiro lugar, ao derrotar a anfitriã Grã-Bretanha por 3-1, com golos de Simon Orchard, Jamie Dwyer e Kieran Govers.

O conjunto da Oceânia logrou, assim, uma medalha pela sexta vez consecutiva em Jogos Olímpicos, depois da prata em 1992, do bronze em 1996 e 2000, do ouro em 2004 e do bronze em 2008.

Na competição feminina, a Holanda também revalidou o título, quatro anos depois de ter batido a anfitriã China (2-0), e passou a contar os mesmos três cetros da Austrália, numa prova que, no feminino, só faz parte do calendário desde 1980.

Em Londres, a Holanda venceu na final a Argentina por 2-0, com golos de Carlien Dirkse van den Heuvel e da “capitã” Maartje Paumen, a grande figura da formação “laranja”, ao terminar a competição com 14 golos.

O percurso das holandesas não foi fácil, sobretudo nas “meias”, frente à Nova Zelândia, que só ultrapassaram nas grandes penalidades (3-1, após 2-2 no final do prolongamento), depois de cinco triunfo em cinco jogos no Grupo A da fase de grupos.

A Bélgica (3-0), o Japão (3-2), a China (1-0), a Coreia do Sul (3-2) e a Grã-Bretanha (2-1) foram as vítimas da Holanda, que já tinha ganho o ouro em 1984 e 2008.

A medalha de bronze foi para a equipa da casa, que venceu a Nova Zelândia por 3-1, no jogo de apuramento do terceiro lugar, com golos de Alex Danson, Crista Cullen e Sarah Thomas.