Na capital britânica, Cabecinha terminou o circuito de 10 voltas ao The Mall em 1:28.03 hora, mas a sua segunda melhor marca pessoal foi insuficiente para a alcançar os oito primeiros classificados e repetir o feito de Pequim2008, onde alcançou o recorde nacional (1:27.46).

«Quando faltavam 200 metros, pensei que podia bater o recorde nacional, mas não aconteceu. Mesmo assim, só posso estar satisfeita porque dei o litro, dei o que tinha e o que não tinha», afirmou a marchadora, de 28 anos

Ana Cabecinha ficou a 3.01 minutos da russa Elena Lashmanova, que nuns emocionantes metros finais ultrapassou a sua compatriota, e detentora do título olímpico, Olga Kaniskina, para arrecadar a medalha de ouro com novo recorde do Mundo (1:25.02).

Na “batalha final”, a portuguesa, que foi subindo na classificação com o decorrer na prova, até se “instalar” no oitavo posto, não aguentou o último esforço de Beatriz Pascual, deixando fugir a espanhola e também o diploma olímpico, por apenas sete segundos.

«Foi uma prova de doidos, com um ritmo muito rápido. Por isso, pensei que podia fazer novo recorde nacional. A certa altura, comecei com dores no estômago e também tinha uma ferida no pé, por isso também foi um pouco difícil conciliar a dor», explicou a atleta de Beja, que se despede de Londres com um misto de «felicidade e frustração».

«Com tudo o que se passou na prova, só posso estar feliz com o resultado mas há também algum sabor amargo e alguma frustração. Ser nona é completamente diferente de ser finalista ou semifinalista», lamentou.

Na 15.ª posição ficou Inês Henriques, que, com 1:29.54, aproximou-se da sua melhor marca pessoal (1:29.43), naquela que foi a segunda participação olímpica da atleta de Santarém, depois do 25.º lugar em Atenas2004.

«Andou-se muito aqui. Queria ficar nos 10 primeiros, mas não foi possível. Com esta velocidade. tive algum receio do desgaste. Aliás, na última volta já estava muito cansada, por isso foi positivo. Tive só pena de não bater o meu recorde pessoal», referiu a marchadora, de 32 anos.

A participação lusa nos 20 km marcha ficou também marcada por um susto protagonizado por Vera Santos, que desmaiou segundos depois de ter terminado a prova e teve que ser assistida no local, devido a desidratação.

A atleta de Santarém marchou bem longe do grupo de frente e com a passagem dos quilómetros foi caindo na classificação, terminando no 49.º posto, com 1:35.51, a mais de 10 minutos da vencedora.

Mal cruzou a meta no The Mall, Vera Santos perdeu os sentidos, tendo sido prontamente colocada numa cadeira de rodas e transportada aos serviços médicos do evento.

Fonte da missão portuguesa em Londres2012 revelou que a atleta de Santarém acabou a prova desidratada, tendo por isso desmaiado, mas que já estava estabilizada e a voltar ao seu estado normal.