O Comité Olímpico Internacional (COI) obrigou hoje a Coreia do Sul a excluir um jogador da cerimónia de atribuição da medalha de bronze do torneio de futebol masculino de Londres2012, depois deste ter exibido uma mensagem política.

O médio Park Jongwoo está a ser investigado pelo COI e pela FIFA por ter mostrado, no jogo do terceiro lugar com o Japão, uma bandeira do seu país com um slogan de apoio às ilhas que são um território disputado pela Coreia do Sul e Japão.

«Solicitámos que o Comité Olímpico sul-coreano tome medidas rápidas sobre o assunto e que o atleta não esteja presente na cerimónia do pódio», disse o COI, num comunicado em que acrescenta que foi aberto um inquérito ao futebolista que exibiu o seu apoio às ilhas Dokdo (em sul-coreano) ou Takeshima (em japonês).

As medalhas do torneio olímpico de futebol foram hoje entregues no Estádio de Wembley, depois da vitória do México, por 2-1, frente ao Brasil. Apenas 17 dos 18 internacionais sul-coreanos estiveram presentes, com Park Jongwoo a ficar de fora.