E a medalha de ouro vai para o México. O Brasil perdeu esta tarde por 2-1 frente à formação mexicana na final do torneio olímpico de futebol e desperdiçou assim a oportunidade de conquistar o único título que falta no seu palmarés.

E cedo a tarde se adivinhou complicada para os brasileiros, já que o México entrou a ganhar na final do torneio olímpico. Logo no primeiro minuto, o lateral direito Rafael Silva inventou onde não devia e fez uma autêntica oferta a Oribe Peralta. O avançado mexicano não se fez rogado, fugiu para o centro e atirou rasteiro para o poste direito de Gabriel. Com um minuto, o México ia na frente da final olímpica.

O golo surpreendeu mas o Brasil não abanou. Como se previa, a canarinha tomou conta do jogo e foi em busca do empate. Contudo, as dificuldades do meio-campo brasileiro em construir jogo eram evidentes e nas transições defensivas os médios eram quase sempre apanhados em contrapé, o que fez com que o México tenha estado mais perto do 2-0.

Aos 32 minutos, Mano Menezes tirou Hulk do banco e o jogo mudou para os brasileiros. Na primeira aparição, o Incrível teve um disparo fantástico a 30 metros da baliza e quase apanhava desprevenido o guarda-redes mexicano. O público em Wembley devia desconhecer Hulk e aplaudiu com estrondo o portentoso remate do avançado do FC Porto.

O lance serviu de tónico à equipa brasileira, que até final da primeira parte podia ter chegado ao empate noutras ocasiões: Hulk tentou de cabeça, e Marcelo e Neymar viram os remates rasarem os postes mexicanos.  

Na entrada para a segunda parte o Brasil continuou por cima no jogo e Neymar deu o mote com um remate a rasar a barra mexicana. No entanto, rapidamente se notou que o Brasil começava a desesperar pelo empate e aproveitou o México, que em saídas rápidas para o ataque aproveitava para colocar em alerta a defensiva canarinha. Num desses lances, aos 62’, Fábian envia a bola à trave depois de um pontapé acrobático.

O Brasil respondeu por Neymar, mas o avançado do Santos apanhou a bola a meia altura e o remate saiu para a bancada. O Brasil desesperava e o México, que por tantas vezes já tinha assustado, concretizou mesmo a ameaça, com Peralta a bisar.

Na sequência de um canto, o avançado mexicano apareceu solto na área e atirou de cima para baixo, sem hipóteses para Gabriel. Ingenuidade pura da defesa brasileira e a medalha de ouro novamente hipotecada.

O Brasil nunca baixou os braços e já aos 90 minutos, Hulk reduziu para 2-1, concretizando de pé direito uma jogada de contra-ataque. No entanto, foi demasiado tarde para um Brasil muito débil em alguns setores e que vai continuar sem o ouro olímpico no seu palmarés.