O torneio olímpico de taekwondo em Londres2012 foi o mais democrático possível, pois as oito provas do calendário foram ganhas por atletas de países diferentes.

As oito medalhas de ouro tiveram destinatários distintos, sendo que, ainda assim, a Espanha foi o país mais bem-sucedido, pois garantiu mais duas pratas, enquanto a China teve mais uma prata e um bronze: o Gabão conquistou a sua primeira medalha na história, em +80 quilos, através de Anthony Obame.

Em termos individuais, o destaque vai para a chinesa Wu Jingyu que revalidou o título olímpico em -49 quilos, enquanto a sul coreana Hwang Kyung-seon fez o mesmo em -67 kg.

Wu Jingyu, que tem no palmarés três títulos mundiais, confirmou o seu poderio ao derrotar na final a espanhola Brigitte Yague por claro 8-1, tornando-se a primeira mulher a conservar o título olímpico nesta categoria.

Já Hwang Kyung-seon, de 26 anos, bateu a turca Nur Tatar por 12-5: em Atenas2004, a sul coreana já tinha sido bronze, na altura com apenas 18 anos.

Em masculinos, salienta-se o turco Servet Tazegul que, depois do bronze em Pequim2008, conquistou o ouro na categoria de -68 kg ao derrotar o iraniano Mohammad Bagheri.

Numero um mundial e claramente favorito ao título, o espanhol Joel Gonzalez (campeão do mundo em 2009 e 2011 e europeu em 2010 e 2012) é o novo “rei” em -58 kg, batendo o sul-coreano Lee Dae-hoon (17-8), sucedendo ao retirado mexicano Guillermo Perez.