O processo de eleição de quatro desportistas para a comissão de atletas do Comité Olímpico Internacional (COI) foi suspenso em razão de uma reclamação, disse hoje o presidente do COI, o belga Jacques Rogge.

«Não procedemos à eleição (oficial) dos quatro atletas, porque tem havido recursos», disse Rogge.

O presidente do organismo olímpico explicou que, assim que os recursos forem resolvidos, haverá votação, e isso até poderá acontecer via correio.

No sábado, o COI tinha informado a eleição por um período de oito anos da atiradora eslovaca Danka Bartekova, a nadadora zimbabueana Kirsty Coventry, o remador australiano James Tomkins e o canoísta francês Tony Estanguet.

O francês benefeciou da desqualificação de dois atletas, o japonês Koji Murofushi, campeão olímpico no lançamento do martelo, e de Mu-Yen Chu, atleta de taekwondo do Taiwan, que apresentou uma reclamação e um recurso contra a sua exclusão.

Hoje, a Assembleia do COI deveria ratificar a entrada dos quatros atletas, mas o processo ficou suspenso.

As quatro entradas servirão para substituir como porta-vozes dos atletas o marroquino Hicham El Gerrouj, a egípcia Rania Elwani, o namibiano Frankie Fredericks e o checo Jan Zelezny, que terminam o mandato.

A presidente da Comissão dos Atletas do COI é a esgrimista alemã Claudia Bokel, sua representante na Comissão Executiva do COI.

O COI tinha também informado que participaram nas eleições, que se realizaram na Aldeia Olímpica, 6.924 atletas, uma percentagem de 64 por cento dos possíveis votantes.