Portugal encerra hoje a sua participação nos Jogos Olímpicos Londres2012, com Rui Pedro Silva e Luís Feiteira na maratona e David Rosa no “cross-country” em BTT, naquela que se será a estreia lusa nesta vertente do ciclismo.

Para os maratonistas, que também farão a sua estreia na distância em Jogos Olímpicos, uma classificação entre os 16 primeiros será um resultado positivo, mas a prova de encerramento do programa do atletismo pode ser imprevisível.

Rui Pedro Silva, que em Pequim2008 participou nos 10.000 metros (34.º), fará a segunda maratona – excluindo o abandono de Berlim - depois de ter terminado em 16.º em Viena, com 2:12.15 horas, um tempo que lhe permite aspirar a uma posição de semifinalista, um objetivo que ele próprio assumiu.

Com 39 anos, Luís Feiteira chega a Londres com um 16.º lugar na maratona de Amesterdão, onde correu em 2:13.12 horas, mas preferiu não revelar as suas metas para a corrida que a partir das 11h00 se vai desenrolar na capital britânica, com partida e chegada no Mall, em frente ao Palácio de Buckingham.

David Rosa, de 25 anos, vai ser o último português a competir nos Jogos Olímpicos Londres2012, a partir das 13h00, e terá o privilégio de fazer a estreia lusa em BTT, com um objetivo que ele próprio definiu como realista: terminar no “top-35”.

O betetista português chega a Londres como 54.º do “ranking” mundial e vai estar entre a maioria dos principais corredores de cross-country olímpico (XCO), numa prova com 50 corredores que vai decorrer na pista artificial de Hadleigh Farm, no condado de Essex, cerca de 60 quilómetros a nordeste de Londres.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.