O aeroporto de Heathrow teve, esta segunda-feira, de abrir um terminal especial para fazer frente ao dia de maior tráfego depois do final dos Jogos Olímpicos Londres2012, com cerca de 15 mil atletas, dirigentes e jornalistas a quererem regressar.
Horas após a cerimónia de encerramento, o terminal que serviu os Jogos estava apto para lidar com o êxodo em massa, evitando o caos nas viagens que os media britânicos tanto temiam.
O terminal para os Jogos, que funciona somente para atletas, tem 31 check-in e sete faixas de segurança, e está decorado com plantas, relva falsa e bancos de jardim. Os funcionários estão vestidos como guardas de parque e as paredes estão decoradas com o céu londrino e o famoso autocarro vermelho de dois andares.
O aeroporto de Heathrow avançou que hoje seria o dia com maior tráfego de partidas e chegadas, sendo esperado que um total de 116 mil pessoas passem pelo terminal, comparando com os cerca de 95 mil num dia normal.
«Queremos manter, no aeroporto, o fator bem-estar dos Jogos, no dia em que os atletas partem», avançou Colin Matthews, chefe executivo do operador BAA.
Cerca de 6 mil atletas são esperados entre os 15 mil membros da chamada «família olímpica» que irá partir hoje de Heathrow.
O terminal estará em funcionamento durante três dias, para, depois, ser desmontado e o espaço voltar a ser a garagem para os empregados do aeroporto.
«Heathrow está orgulhoso do papel que desempenhou na hora de conseguir que os Jogos Olímpicos de Londres2012 fossem um êxito», indicou Colin Matthews.