A Federação de Futebol da Coreia do Sul garantiu à sua homóloga japonesa que as celebrações de Park Jong-woo com a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012 deveram-se à «emoção do momento».

No final do jogo de sexta-feira, que a Coreia do Sul venceu por 2-0, Parl Jong-woo exibiu uma faixa com a frase «Dokdo é nosso território», em referência ao arquipélago cuja soberania continua a ser disputada pelos dois países e que o Japão chama Takeshima.

A atitude voltou a reacender o conflito diplomático de décadas entre os dois países, até porque, no mesmo dia, o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, tinha visitado a ilha.

Esta foi a primeira visita de um presidente da Coreia do Sul a este arquipélago, localizado no Mar do Japão, uma atitude que o primeiro-ministro nipónico, Yoshihiko Noda, qualificou de «extremamente deplorável».

Num correio eletrónico enviado à Federação Japonesa de Futebol, o presidente da federação coreana, Cho Chung-yun, insistiu que a atitude do jogador «não foi premeditada» e que se deveu à «emoção do momento».

Mesmo assim, o Comité Olímpico Internacional (COI) proibiu Park Jong-woo de participar na cerimónia de entrega de medalhas, já que não permite qualquer manifestação política durante o evento, e solicitou à FIFA para ponderar eventuais sansões disciplinares ao futebolista.