O “gigante” de segurança britânico G4S perdeu 70 milhões de libras (82 milhões de euros) na operação de garantir pessoal suficiente para os Jogos Olímpicos de Londres2012, revelou hoje a empresa.

As previsões iniciais apontavam para uma perda de 50 milhões de libras (58 milhões de euros), numa operação que obrigou o governo britânico a disponibilizar à última hora 4.700 militares na segurança do evento.

A empresa, que passou meses a negociar um acordo com a organização dos Jogos, revelou ainda que teve custos adicionais em doações de caridade, taxas, patrocínios e marketing no valor de 18 milhões de libras (20 milhões de euros).

«O governo é um importante cliente do grupo e entendemos que seria do interesse de todos fechar o assunto de modo equitativo e profissional, sem a necessidade de recorrer a longos processos judiciais», referiu o diretor executivo do G4S, Nick Buckles.

O G4S enfrenta um processo depois de ter revelado poucos dias após o início dos Jogos que não conseguia cumprir um contrato de 284 milhões de libras (329 milhões de euros) para fornecer 10.400 seguranças nos locais do evento.

Nick Buckles foi pressionado a apresentar a demissão, com a saída de dois outros executivos e o grupo anunciou o despedimento de 1.100 empregados.