Portugal vai estar representado nos Jogos Paralímpicos Londres2012 por 30 atletas, entre os quais um bicampeão e vários medalhados em Pequim2008, em cinco modalidades, menos duas que há quatro anos na China.

Em Londres, numa comitiva com nove atletas estreantes, João Paulo Fernandes vai tentar revalidar os títulos de campeão paralímpico em boccia BC1 conquistados em Atenas e em Pequim, enquanto na natação João Martins quererá, no mínimo, repetir os bronzes das duas últimas edições.

No boccia, modalidade que há quatro anos "deu" cinco medalhas a Portugal, João Paulo Fernandes, que em Pequim protagonizou com António Marques – ausente este ano – uma final individual totalmente portuguesa, vai também competir na variante de equipas, juntamente com outros atletas que em 2008 chegaram à prata.

Entre os nove atletas da seleção portuguesa de boccia figuram três estreantes em Jogos Paralímpicos – Abílio Costa, Domingos Vieira e Luís Silva – e uma “novata”, mas apenas na modalidade.

Susana Barroso que vai estrear-se no boccia conhece bem o “mundo” dos Jogos Paralímpicos, competição na qual já participou em quatro edições e conquistou seis medalhas, mas como nadadora.

Numa edição que marca o regresso da deficiência intelectual, Portugal terá quatro representantes nessas categorias, entre os quais Inês Fernandes, segunda classificada do ranking mundial no lançamento do peso, e Lenine Cunha, terceiro da hierarquia no comprimento.

No atletismo, modalidade na qual Portugal estará representado por 15 atletas, o grande ausente é Luís Gonçalves, vice-campeão paralímpico dos 400 metros T12 há quatro anos, que foi afastado da seleção para Londres2012 devido a um controlo antidoping positivo.

Na natação e com menos quatro atletas que em 2008, Portugal vai ter o estreante Adriano Nascimento, os “repetentes” David Grachat, Simone Fragoso, e João Martins, medalha de bronze nas duas últimas edições.

No remo, Filomena Franco conseguiu mínimos e volta a representar Portugal, depois de há quatro anos, quando a modalidade se estreou em Jogos Paralímpicos, ter beneficiado de um convite.

Sara Duarte também repete a presença no torneio de equitação, depois de ter sido quinta classificada na final de paradressage há quatro anos em Pequim.

Portugal vai ter em Londres a comitiva de atletas mais pequena desde Barcelona2000 (29) e vai competir em menos duas modalidades – ciclismo e vela – que na último edição dos Jogos Paralímpicos.

A 14.ª edição dos Jogos Paralímpicos, que decorrem de 29 de agosto a 09 de setembro, deverá juntar 4.200 atletas de 160 países.

- Lista dos atletas portugueses que vão participar nos Jogos Paralímpicos Londres2012:

- Atletismo:
Firmino Baptista.
Gabriel Macchi.
Gabriel Potra.
Hugo Cavaco.
Inês Fernandes.
Joaquim Machado.
Jorge Pina.
José Rodolfo Alves.
Lenine Cunha.
Maria Graça Fernandes.
Nelson Gonçalves.
Nuno Alves.
Raquel Cerqueira.
Ricardo Marques.
Ricardo Vale.

- Boccia:
Abílio Valente.
Armando Costa.
Cristina Gonçalves.
Domingos Vieira.
Fernando Ferreira.
João Fernandes.
José Macedo.
Luís Silva.
Susana Barroso.

- Equitação:
Sara Duarte.

- Natação:
Adriano Nascimento.
David Grachat.
João Martins.
Simone Fragoso.

- Remo:
Filomena Franco.