Londres volta a agitar-se com o fervor olímpico na quarta-feira, com a cerimónia de abertura dos maiores Jogos Paralímpicos da história, marcados já pelo êxito da bilheteira, com quase 2,5 milhões de ingressos vendidos.

A prova terá uma presença recorde de 166 países, mais do que em Pequim, em 2008, e o número de atletas também subiu de 4.000 para 4.200, segundo dados da organização.

Após o êxito dos Jogos Olímpicos, os britânicos querem acompanhar o elevar da fasquia de Pequim no domínio dos Paralímpicos, até porque a China contribuiu decisivamente para aumentar a visibilidade dos desportos para portadores de deficiência.

A promessa é do próprio primeiro-ministro britânico, David Cameron, que garantiu os «melhores, maiores e mais incríveis Jogos Paralímpicos jamais vistos».

Mais de 3.000 figurantes vão dar corpo à cerimónia de abertura de quarta-feira, a partir das 18:30, batizada com o sugestivo nome de “Enlightenment” (Iluminação).

O primeiro sucesso dos Jogos paralímpicos foi alcançado nas bilheteiras, com 2,3 milhões de bilhetes vendidos, dos 2,5 disponibilizados.

Na televisão, verdadeiro medidor do sucesso das grandes competições desportivas, a organização projeta uma audiência em redor dos quatro mil milhões de telespetadores, um recorde, nos 11 dias de provas.

Os locais olímpicos dos recentes Jogos Olímpicos (27 de julho a 12 de agosto), após várias adaptações, estão praticamente a postos para receber os Paralímpicos, ainda de acordo com os organizadores.

«Os Jogos Olímpicos foram um teste magnífico para os Jogos Paralímpicos», segundo Paul Deighton, diretor-geral do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres (LOCOG).

A próxima edição dos Jogos Paralímpicos reveste-se de um caráter especial, porque é uma espécie de regresso às “origens” da competição.

Foi perto da capital britânica, no hospital da Stoke Mandeville, que um médico teve a ideia de pôr os feridos da II Grande Guerra a fazer desporto e, em 1948, organizar uma competição internacional.

Contudo, apenas em 1960, em Roma, foram organizados oficialmente os primeiros Jogos Paralímpicos da história.

Cinquenta anos mais tarde, os 4.200 atletas participantes vão esquecer os vários tipos de deficiências e, até 09 de setembro, concentrar-se sobretudo nas suas mais-valias desportivas.