Londres volta a agitar-se com o fervor olímpico hoje, a partir das 19:30 horas de Maputo, com a cerimónia de abertura dos maiores Jogos Paralímpicos da história, marcados já pelo êxito da bilheteira, com quase 2,5 milhões vendidos.

Moçambique será representado por dois atletas, no atletismo, nomeadamente Maria Muchavo e Pita Rondão. Maria Muchavo, medalha de bronze nos Jogos Africanos e mais recentemente ouro nos Jogos da CPLP, será a primeira a entrar em prova, no dia 1 de setembro, nos 100 metros da categoria T-12.

A corredora vai ainda competir nos 200 e 400 metros, isto nos dias 2 e 5 de setembro, respetivamente. Por três vezes a jovem estará em ação no Estádio Olímpico de Londres.
A estreia de Pita Rondão acontece no dia 3 de setembro nos 200 metros. O atleta vai competir na categoria T-11 e no dia 6 do mesmo mês corre os 400 metros.

A prova terá uma presença recorde de 166 países, mais do que em Beijing em 2008, e o número de atletas também subiu de 4.000 para 4.200, segundo dados da organização.

Após o êxito dos Jogos Olímpicos, os britânicos querem acompanhar o elevar da fasquia de Beijing no domínio dos Paralímpicos, até porque a China contribuiu decisivamente para aumentar a visibilidade dos desportos para portadores de deficiência.

Mais de três mil figurantes vão dar corpo à cerimónia de abertura batizada com o sugestivo nome de "Enlightenment" (Iluminação).

Na televisão, verdadeiro medidor do sucesso das grandes competições desportivas, a organização espera audiências à volta dos quatro mil milhões de telespectadores, um recorde, nos 11 dias de provas.