A rainha Isabel II de Inglaterra declarou quarta-feira inaugurados os Jogos Paralímpicos Londres2012, numa cerimónia de abertura em que desfilaram atletas de mais de 150 países, incluindo de Portugal, no Estádio Olímpico de Stratford.
Em breves palavras, Isabel II deu o ponto de partida a uma competição que se desenrolará até 09 de setembro, com recordes de atletas e público, já que estão vendidos quase todos os bilhetes disponíveis para as diversas competições.
A cerimónia inaugural foi uma homenagem à ânsia de superação dos atletas paralímpicos, sendo salientadas as conquistas de cientistas britânicos, como Stephen Hawkins, presente com a sua teoria do “Big Bang”, Isaac Newton e Peter Higgs.
Hawkins, quase totalmente paralisado, foi mesmo o primeiro protagonista do espetáculo, que começou pontualmente às 19:30, perante um Estádio de Stratford abarrotado com cerca de 62.000 espetadores.
Em termos competitivos, os Jogos Paralímpicos Londres2012 arrancam hoje, com a nadadora Simone Fragoso a ser a única portuguesa a entrar em competição, ao participar às 11:32 nas eliminatórias dos 50 metros livres S5, no centro aquático do Parque Olímpico.
Caso consiga garantir um lugar na final, a nadadora portuguesa, que quarta-feira completou 32 anos, vai lutar pelas medalhas ainda hoje, às 20:31.
Portugal, que nas anteriores edições de Jogos Paralímpicos conquistou 85 medalhas, está representado em Londres por 30 atletas, que competem em cinco das 20 modalidades do programa.