O angolano José Armando Sayovo e o cabo-verdiano Márcio Fernandes são considerados as principais apostas dos países africanos lusófonos, presentes nos jogos paralímpicos, pelo chefe de missão da delegação de Cabo Verde.

Orlando Mascarenhas foi abordado pela Angop para perspetivar a participação dos concorrentes dos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nos 14º jogos paralímpicos.

O responsável cabo-verdiano referiu que José Sayovo é atualmente o atleta de maior referência no atletismo adaptado para visuais (classe T11), em África, mercê dos resultados que obteve nas duas últimas edições, designadamente Atenas2004 (três medalhas de ouro e respetivos recordes) e Pequim2008 (três medalhas de prata).

Já o favoritismo de Márcio Fernandes, de acordo com Orlando Mascarenhas, deve-se ao de o atleta estar a residir em Portugal e trabalha já há dois anos num centro de alto rendimento.

Está inscrito na classe de amputado dos membros inferiores (T46) nas provas de atletismo dos 100 e 200 metros e em lançamento de dardo.

O atleta de Cabo Verde é atualmente o 13º do ranking mundial nos 100 e 200 metros e no lançamento de dardo ocupa o quarto posto do ranking, com 50.95.

Os países africanos lusófonos que falam português estão em Londres com nove representantes, sendo quatro por Angola, Guiné – Bissau (2), Moçambique (2) e Cabo Verde (1). São Tomé e Príncipe está ausente.