A portuguesa Sara Duarte ficou-se hoje pelo nono lugar da classificação geral da prova de paradressage grau 1b (paralisia cerebral), tendo ficado descontente com a classificação obtida.
Sara Duarte, de 28 anos, no cavalo Neapolitano Morella, terminou com 66.261 pontos a prova, vencida pela australiana Joann Formosa, que competiu nos Jogos Paralímpicos pela primeira vez, apesar dos seus 51 anos.
«A classificação não foi a que eu pensava que iria ter, pensava que ia ter um bocadinho mais, mas assim os juizes acharam», afirmou a portuguesa no final da prova, tendo sido nona entre 15 concorrentes.
Mesmo assim, Sara Duarte, que em Pequim terminou no quinto lugar da geral, considerou que «correu bem».
«Eu gostei muito de como esteve o cavalo e achei que foi uma boa prova», acrescentou.
Já o treinador, João Pedro Cardiga, foi mais crítico na avaliação e notou «algumas falhas», nomeadamente quando «o cavalo levantou a cabeça em algumas alturas e alguma falta de regularidade».
Na prova de paradressage são avaliados uma série de movimentos obrigatórios e, ao mesmo tempo, a mestria e elegância do cavaleiro e cavalo, sendo o nível de exigência muito alto, vincou o treinador.
«Nesta prova, os juizes são implacáveis», garantiu João Pedro Cardiga, que tinha definido como objetivo ficar nos primeiros 10 lugares.
A amazona volta a competir na segunda-feira, na prova de freestyle, a qual combina uma série de movimentos obrigatórios com uma coreografia e música escolhidas pelos atletas.
No remo, Filomena Franco qualificou-se para a final B de single scull 1.000 metros na classe WAS1x (deficiência motora), ao terminar na sexta posição uma das eliminatórias de repescagem.
A final disputa-se no domingo, a partir das 09:30, em Eton Dorney.