O Comité Paralímpico Internacional (CPI) revelou hoje que vai reunir nos próximos dias com o sul-africano Oscar Pistorius para ouvir as suas preocupações sobre o tamanho das próteses.

Após ter perdido surpreendentemente a final dos 200 metros T44 para Alan Oliveira, Pistorius falou de irregularidades do brasileiro, nomeadamente o tamanho das mesmas lâminas de carbono com que compete e com as quais participou nos Jogos Olímpicos de Londres2012.

«Desde 2010 que temos regras pelas quais medimos os atletas em competições internacionais antes das corridas. No domingo, medimos todos os oito atletas. Isso foi feito por um juiz internacional. Foram medidos, tivemos a aprovação do juiz e todos estavam em condições de competir», disse o diretor de comunicação do CPI, Craig Spence, que explicou as medidas para os vários tipos de amputação.

Depois de perder o título paralímpico, Pistorius questionou as condições do seu “rival”.

«Não acho que foi injusto. Ele competiu respeitando as regras, mas é um facto que antes (da troca das próteses) ele não corria na casa dos 21 segundos e eu nunca vi alguém recuperar da diferença nos metros finais como ele o fez. Foi a minha primeira derrota na disputa de uma medalha», referiu Pistorius.

Oliveira foi quem partiu pior na final e quando enfrentou a reta da meta tinha três atletas à sua frente mas, com uma ponta final invulgarmente rápida, ainda foi apanhar Pistorius, que corria claramente para o ouro.

«Vocês viram o quanto ele recuperou. Não foi uma corrida justa. Os regulamentos permitem que os atletas façam as suas próteses incrivelmente altas», queixou-se, depois de ter revelado que num passado recente já tinha manifestado ao CPI as suas preocupações, que «caíram em saco roto».

Spence contou que Pistorius lhe ligou seis semanas antes dos Paralímpicos e atribuiu os comentários do sul-africano à desilusão de ter perdido a primeira corrida de 200 metros nos últimos nove anos, acrescentando que estava «mais do que disposto» a ouvir as suas preocupações num «ambiente menos hostil» do que o lotado estádio olímpico.