O sul-africano Oscar Pistorius pediu hoje desculpa pela reação e declarações após ter perdido a final dos 200 metros T44 dos Jogos Paralímpicos de Londres2012, mas insistiu na questão das próteses aumentadas do “rival” brasileiro.

«Não queria ensombrar o momento de triunfo de outro atleta e quero pedir desculpa pela oportunidade dos meus comentários após a corrida. Acredito que há uma questão e espero discuti-la com o Comité Paralímpico Internacional (CPI), mas aceito que levantar estas preocupações imediatamente após deixar a pista foi errado», admitiu o corredor.

Pistorius, que foi o primeiro atleta do Mundo a competir em Jogos Olímpicos e Paralímpicos deixou uma palavra para o vencedor, Alan Fonteles:

«Era o seu momento e quero sublinhar o respeito que tenho por ele. Sou um orgulhoso paralímpico e acredito na justiça do desporto. Estou feliz por poder trabalhar com o CPI que, obviamente partilha estes objetivos», vincou.

Depois de perder o título paralímpico, Pistorius questionou as condições do seu rival:

«Não acho que foi injusto. Ele competiu respeitando as regras, mas é um facto que antes (da troca das próteses) ele não corria na casa dos 21 segundos e eu nunca vi alguém recuperar da diferença nos metros finais como ele o fez. Foi a minha primeira derrota na disputa de uma medalha.»

Fonteles foi quem partiu pior na final e quando enfrentou a reta da meta tinha três atletas à sua frente mas, com uma ponta final invulgarmente rápida, ainda foi apanhar Pistorius, que corria claramente para o ouro.

O Comité Paralímpico Brasileiro (CPB) já explicou que Alan Fonteles corre com o mesmo equipamento (lâminas em fibra de carbono, tal como Pistorius) desde os 16 anos e foi pedido ao CPI um reajuste do equipamento, agora que o atleta completou 20 anos.

Segundo explicou o CPB, o tamanho da prótese é determinado pelo estudo do biotipo do atleta e o resultado final foi de que Alan, que tinha 1,76 metro com o equipamento antigo, poderia chegar até 1,85 metros, tendo optado por uma prótese que o deixa com 1,81 metros.