O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, disse hoje, à semelhança de todos os portugueses, sentir uma «alegria enorme» com as duas medalhas conquistadas nos Jogos Paralímpicos.

«Estas duas medalhas são medalhas que a secretaria de Estado do Desporto e Juventude partilha com o ministérios da Solidariedade e da Segurança Social», disse o governante no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, à margem da vitória (3-1) da seleção portuguesa de ténis de mesa sobre a França, em jogo da primeira jornada da fase de apuramento para o Europeu de 2013.

Alexandre Mestre sublinhou ainda:

«Tal como já disse o primeiro-ministro, estes atletas são um exemplo de superação. Estamos muito satisfeitos.»

Em relação ao encontro da seleção portuguesa de ténis de mesa, referiu que a equipa lusa mantém a dinâmica vitoriosa de Londres.

«A dinâmica vitoriosa dos Jogos Olímpicos está a manter a sequência. É muito positivo para uma equipa tão jovem ser tão apoiada pelo público aqui presente.

O governo espera que haja uma maior adesão à modalidade», frisou.

Portugal conquistou na terça-feira as suas duas primeiras medalhas nos presentes Jogos Paralímpicos, com o par português de boccia 3 (BC3), formado por Luís Silva e José Macedo, com Armando Costa como suplente, a conquistar a medalha de prata, depois de ter sido derrotado na final pela Grécia, por 4-1.

Por seu turno, Lenine Cunha conquistou a medalha de bronze na prova do salto em comprimento F20 (deficiência intelectual).