O português José Macedo manifestou-se hoje «muito satisfeito» com a conquista da medalha de bronze na prova individual de boccia 3 (BC3) nos Jogos Paralímpicos de Londres2012, a qual mostrou também a força de Portugal.

«Demonstrámos que a Coreia do Sul não é imbatível», afirmou após a partida, na qual venceu Han-Soo Kim por 3-2.

O atleta, de 40 anos, falhou na sexta-feira a qualificação para a final, derrotado pelo coreano Jeong Ho-Won, numa prova em que três dos participantes nas meias-finais eram daquela nacionalidade.

«O resultado de hoje provou que merecia mais», referiu José Macedo, aludindo ao jogo da véspera, que só perdeu no desempate.

Bicampeão paralímpico em Atlanta1996 e Sidney2000, José Macedo soma a quarta participação paralímpica em Londres2012, onde conquistou uma medalha de prata na categoria de pares, juntamente com Armando Costa e Luís Silva.

O objetivo para estes Paralímpicos, revelou, era regressar com duas medalhas, o que cumpriu, algo que considera também positivo para o clube que representa, o Sporting Clube de Braga.

Para o futuro, pretende «continuar a trabalhar e a ganhar o máximo de competições», mostrando expectativa no desempenho no Campeonato Europeu, que se realizará em 2013 em Guimarães.

O resultado deverá ajudar na subida de José Macedo no “ranking” mundial, no qual ocupa a quarta posição, e também a melhorar o balanço do contingente português, admitiu a selecionadora portuguesa, Helena Bastos.

«É bom ter mais medalhas», afirmou, rejeitando muitas críticas feitas ao desempenho português no boccia, que já contabiliza 24 medalhas em oito participações paralímpicas.

«Os resultados não foram assim tão maus como isso, tendo em conta as condições que temos, comparadas com outros países», argumentou a responsável, a propósito da falta de um centro de treino para atletas com deficiência em Portugal.

A subida do nível de competição já era esperado, referiu Helena Bastos, mas Portugal está em desvantagem em termos de investimento.

«Com metade do dinheiro do que a Grã-Bretanha e o Brasil gastaram na preparação estávamos lá em cima de certeza», garantiu.

Na assistência da prova estavam, além do presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, que no final felicitaram José Macedo pela medalha de bronze.

Helena Bastos admitiu ser «gratificante para o atleta ter as entidades a mostrarem reconhecimento», destacando ainda o trabalho menos visível dos treinadores e acompanhantes técnicos.

O boccia é um jogo exclusivo dos Jogos Paralímpicos, destinado a atletas com paralisia cerebral em cadeira de rodas, podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por género.

A modalidade disputa-se em pavilhão, num campo com marcações próprias e envolve 13 bolas: seis de cor azul, seis de cor vermelha e uma bola branca: o alvo (também denominada como ‘jack').

É um jogo de aproximação e tem como objetivo colocar o maior número de bolas de cor próximo da bola alvo, podendo os atletas lançar a bola com a mão, com o pé, ou com o auxílio de calhas, consoante o grau de incapacidade.

Os atletas são divididos em quatro classes, jogando, na classe 3, com o auxílio de calhas e têm um acompanhante técnico, que está de costas para o jogo, que os ajuda a orientar a calha para lançar a bola.

Nos Jogos Paralímpicos de Pequim2008, os atletas portugueses conquistaram cinco medalhas no boccia - uma de ouro, três de prata e duas de bronze.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.