O Comité Paralímpico russo, suspenso pelo Comité Paralímpico Internacional (IPC), no âmbito do escândalo de ‘doping’ na Rússia, anunciou hoje ter recorrido da suspensão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

De acordo com um comunicado do comité russo, o seu vice-presidente, Pavel Rojkov, “depositou a 15 de agosto um recurso no TAS” e a decisão deverá ser tomada a 22 de agosto.

“A decisão em relação à participação da Rússia nos Jogos Paralímpicos será tomada o mais tardar até 22 de agosto à meia-noite”, especifica o comunicado.

O IPC tinha anunciado a 07 de agosto a suspensão do Comité Paralímpico russo, na sequência da investigação de ‘doping’ que afetou a Rússia, caso apresentado no relatório McLaren e que envolve o estado russo.

“A nossa decisão foi baseada na questão de saber se a Rússia poderia cumprir as suas obrigações no que diz respeito ao Código Mundial antidopagem. A Rússia não cumpria os critérios”, justificou o presidente do IPC, Philip Craven.

Entretanto, o ministro russo dos desportos, Vitali Mutko, já veio considerar como “desumana” a decisão do Comité Paralímpico.