Paraolímpicos

31-08-2016 20:05

Rússia vai organizar competição para equipa banida do Rio2016

A Rússia vai organizar uma competição de dois dias para a sua equipa paralímpica, banida dos Jogos do Rio2016 devido à divulgação de um sistema de doping patrocinado pelo Estado, revelou o hoje presidente do comité paralímpico do país.
Dois portugueses em finais de atletismo das Universíadas
Foto: D.R.

Dois portugueses em finais de atletismo das Universíadas

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

“Estamos a planear para 07 e 08 de setembro um conjunto de torneios para os atletas paralímpicos do país nos centros de treino da região de Moscovo”, declarou Vladimir Lukin, depois de o Tribunal Federal da Suíça ter rejeitado o apelo russo ao castigo.

O supremo tribunal helvético recusou o apelo que visava evitar a exclusão da Rússia dos Jogos Paralímpicos, com base num sistema organizado de corrupção e doping apoiado pelo Estado.

O Tribunal Arbitral do Desporto já tinha negado anteriormente as pretensões russas pelo que todas as pretensões legais do país foram esgotadas.

A semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, insurgiu-se contra o castigo, considerando a decisão “moral e humanamente fora da lei”, prometendo que os seus atletas teriam a oportunidade “para mostrar todo o seu talento”.

Putin ainda não confirmou se vai comparecer no evento destinado apenas aos atletas russos.

A equipa russa esteve perto de ser banida igualmente dos Jogos Olímpicos, o que aconteceu com o atletismo e com todos os competidores das outras modalidades que no passado tiveram relação com o doping.

Conteúdo publicado por Sportinforma