“Estamos a planear para 07 e 08 de setembro um conjunto de torneios para os atletas paralímpicos do país nos centros de treino da região de Moscovo”, declarou Vladimir Lukin, depois de o Tribunal Federal da Suíça ter rejeitado o apelo russo ao castigo.

O supremo tribunal helvético recusou o apelo que visava evitar a exclusão da Rússia dos Jogos Paralímpicos, com base num sistema organizado de corrupção e doping apoiado pelo Estado.

O Tribunal Arbitral do Desporto já tinha negado anteriormente as pretensões russas pelo que todas as pretensões legais do país foram esgotadas.

A semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, insurgiu-se contra o castigo, considerando a decisão “moral e humanamente fora da lei”, prometendo que os seus atletas teriam a oportunidade “para mostrar todo o seu talento”.

Putin ainda não confirmou se vai comparecer no evento destinado apenas aos atletas russos.

A equipa russa esteve perto de ser banida igualmente dos Jogos Olímpicos, o que aconteceu com o atletismo e com todos os competidores das outras modalidades que no passado tiveram relação com o doping.