Paralímpicos2016

07-09-2016 12:01

Cores de Macau representadas por um atleta na natação

O nadador Chen Yu Chia vai representar Macau nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.
Natação geral
Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP

O nadador Chen Yu Chia vai representar Macau nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

Macau vai estar representado nos Jogos Paralímpicos Rio2016, que arrancam hoje, por um atleta que vai competir em duas provas de natação.

Chen Yu Chia, de 18 anos, partiu para o Rio de Janeiro no sábado, sem que tenha havido, porém, uma cerimónia oficial pública de despedida com o chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.

Em 2012, à partida para os Jogos Paralímpicos Londres2012, Fernando Chui Sai On presidiu a uma cerimónia de despedida da delegação desportiva, à qual entregou a bandeira da Região Administrativa Especial (RAEM).

O mesmo sucedeu quatro anos antes, com o anterior líder do Governo, Edmund Ho, que apresentou os cumprimentos oficiais à missão enviada a Pequim2008.

Questionado pela agência Lusa por que razão não houve uma despedida formal por parte do chefe do Executivo da delegação que vai representar a RAEM, o seu gabinete respondeu que o secretário da tutela manteve um encontro com a delegação ao Rio2016, na passada sexta-feira, dia 02, “em representação do Governo”.

O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, reuniu-se com a delegação desportiva (composta pelo atleta, treinador e chefe de missão), mas não se tratou de uma cerimónia pública oficial.

“Isso corresponde a diversas ocasiões anteriores de despedidas a atletas, quando foi o mesmo secretário a representar a RAEM”, acrescenta a mesma resposta escrita.

A comunicação social não foi, contudo, convocada para o encontro, ficando apenas a saber-se do mesmo por via de uma fotografia e de um comunicado publicado em chinês.

Macau não pertence ao Comité Olímpico Internacional (COI), ao contrário da vizinha Hong Kong, pelo que não participa nos Jogos Olímpicos. Contudo, tem sido presença assídua nos Jogos Paralímpicos.

Desde a estreia, em 1988, em Seul, aliás, com a maior delegação de sempre, Macau enviou sempre atletas, embora nunca tenha conquistado medalhas.

Chen Yu Chia, que chegou aos Jogos Paralímpicos Rio2016 a convite, vai competir em duas provas nas categorias S14 e SM14, reservadas a nadadores com deficiência intelectual.

Conteúdo publicado por Sportinforma