Em declarações terça-feira à imprensa, o responsável que hoje, quarta-feira, representa o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na cerimónia de abertura do evento, afirmou que o mundo já se habituou às boas participações de Angola em eventos do desporto adaptado.

“O mundo já se habituou as boas classificações dos atletas paraolímpicos angolanos, que vieram ao Rio de Janeiro com espírito de luta de Sayovo. Estamos certos de que vão fazer o seu melhor”, frisou Muandumba que hoje visita à Vila Paraolímpica.

Afirmou ainda ter enviado aos atletas uma mensagem no sentido de fazerem o seu melhor para representarem condignamente o país.

Acrescentou que, apesar das dificuldades financeiras, sente que Angola tem toda logística organizada, além de que já se sabe que o Comité Paralímpico Angolano tem outro tipo de organização e de preparação.

“As coisas no Comité Para-olímpico sempre correm melhor porque há uma melhor preparação, organização interna, há um engajamento diferente e sentimos que estamos todos patrioticamente envolvidos quer com atletas, quer com responsáveis do Governo”, frisou.

O ministro, que chegou segunda-feira ao Rio de Janeiro, disse que a existência do desporto adaptado no país é uma forma muito importante do reconhecimento da contribuição que as pessoas deficientes podem dar para o engrandecimento do país e da unidade nacional.