Jogos Paralímpicos

08-09-2016 07:18

Nuno Alves é o primeiro luso a competir no dia da estreia do judo

Portugal entra em ação nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro às 14h00 em Lisboa.
Nuno Alves em ação nos Jogos Paralímpicos de Londres'2012
Foto: Estela Silva

Nuno Alves em ação nos Jogos Paralímpicos de Londres'2012

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O atleta Nuno Alves vai ser hoje o primeiro português a entrar em competição nos Jogos Paralímpicos Rio2016, num dia que ficará marcado pela estreia de Portugal no judo.

Nuno Alves corre às 10:00 (14:00 horas em Lisboa), a final direta dos 5.000 metros T11 (deficiência visual), distância na qual conquistou este ano a medalha de bronze nos campeonatos Europeus do Comité Paralímpico Internacional (IPC).

Pouco depois, na Arena Carioca 3, Miguel Vieira fará história ao participar nas eliminatórias do torneio de judo para cegos, na categoria de -66 kg, podendo, caso se qualifique, lutar pelas medalhas durante a tarde.

O judoca português, 20.º do 'ranking' mundial na sua categoria, vai defrontar no primeiro combate o brasileiro Halyson Boto, 26.º da hierarquia.

Também de manhã, Luís Gonçalves corre as eliminatórias dos 400 metros T12 (deficiência visual) e, caso se qualifique, as estará nas meias-finais à tarde.

Luís Gonçalves, ausente nos Jogos Paralímpicos Londres2012, conquistou a medalha de prata em Pequim2008 e é o atual campeão mundial da distância.

O dia português fecha com a participação de Graça Fernandes nas eliminatórias dos 100 metros T38 (deficiência motora).

Durante a manhã, o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa e os secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, e do Desporto e Juventude, Ana Sofia Antunes, e João Paulo Rebelo, respetivamente, farão uma visita à aldeia paralímpica.

Portugal está representado por 37 atletas em sete das 23 modalidades do programa na competição, que reúne 4.342 participantes até 18 de setembro.

Conteúdo publicado por Sportinforma