Rio 2016

08-09-2016 17:16

Quem representa Portugal nos Paraolímpicos?

Miguel Vieira foi eliminado esta quinta-feira na primeira ronda frente a um adversário brasileiro. O judoca foi o primeiro atleta português em prova nos Paraolímpicos.
Lenine Cunha
Foto: Gaspar Castro

Lenine Cunha

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Depois de ontem se ter realizado a cerimónia de abertura dos Jogos Paraolímpicos, que contou com a presença do primeiro-Ministro António Costa, Portugal iniciou esta quinta-feira a participação no certame e leva ao Rio de Janeiro uma comitiva composta por cerca de 37 atletas, em sete modalidades diferentes: Judo, tiro, atletismo, natação, boccia, equitação e ciclismo.

#SemPena2016 é o lema da comitiva portuguesa que pretende assim derrubar barreiras e acabar com a pena que é associada ao facto destes atletas sofrerem de limitações e deficiências físicas.

É na modalidade de boccia que Portugal conta com um maior número de atletas, 10, mais um que no atletismo, que conta com nove atletas.

A natação é a terceira modalidade que tem uma maior representação. Portugal vai levar quatro atletas para as piscinas brasileiras, tal como aconteceu em Londres. Joana Calado, David Grachat, Nélson Lopes e Simone Fragoso vão envergar as cores lusas.

Principais atletas portugueses nos Jogos

José Macedo - Boccia - Categoria BC3

O atleta José Macedo, que compete na modalidade de Boccia na categoria BC3, é um dos atletas mais cotados da comitiva portuguesa e conta cinco medalhas olímpicas. Nos jogos de Londres em 2012 conquistou a medalha de bronze na prova individual e a prata em pares, com Armando Costa e Luís Silva.

Logrou vencer ainda três medalhas paraolímpicas nos Jogos de Atlanta 1996 e Sydnei 2000. Foi o porta-estandarte na cerimónia de abertura aos Jogos Olímpicos.

Joana Calado - Natação - 100 metros bruços - classe SB8

Depois de ter competido em Pequim 2008, a nadadora que fez a sua estreia em jogos na competição chinesa, vai voltar aos Paraolímpicos, depois de ter feito uma pausa por se ter mudado de malas e bagagens para Inglaterra, com o intuito de um curso de engenharia informática.

Lenine Cunha - Salto em Comprimento - Veja a reportagem do SAPO Desporto sobre Lenine da Cunha

É uma espécie de Ronaldo do desporto adaptado. Já conquistou dezenas e dezenas de medalhas na carreira, mas certamente o bronze em Londres 2012, é certamente a mais especial.

Lenine Cunha vem dominando o mundo do atletismo adaptado desde que começou a sua aventura na modalidade, o que faz dele o atleta mais medalhado de sempre. Com 33 anos, o saltador vai certamente querer deixar novamente a sua marca no Rio de Janeiro.

Lista dos atletas portugueses presentes nos Jogos

Atletismo

- Ana Filipe - Carina Paim - Carolina Duarte - Cristiano Pereira - Érica Gomes - Gabriel Macchi - Graça Fernandes - Helder Mestre - Inês Fernandes - Jorge Pina - Lenine Cunha- Luis Gonçalves - Manuel Mendes - Mário Trindade - Miguel Monteiro - Nuno Alves - Odete Fiuza

Boccia

- Abílio Valente - António Marques- Armando Costa - Carla Oliveira- Cristina Gonçalves - Domingos Vieira - Fernando Ferreira - José Macedo - Mário Peixoto - Pedro da Clara

Ciclismo - Luis Costa - Telmo Pinão

Equitação

- Ana Mota Veiga

Judo

- Miguel Vieira

Natação

- David Carreira- David Grachat- Joana Calado - Nelson Lopes- Simone Fragoso

Tiro

- Adelino Rocha

Os jogos Paraolímpicos decorrem entre os dias 7 e 18 de setembro.

Conteúdo publicado por Sportinforma