A portuguesa Carolina Duarte assegurou hoje presença na final dos 100 metros T13 (deficiência visual) dos Jogos Paralímpicos Rio2016.

Campeã europeia da distância, Carolina Duarte concluiu a sua série com novo recorde pessoal, 12,53 segundos, melhorando a anterior marca, que era de 12,77.

A atleta portuguesa, que se estreia em competições paralímpicas, prefere não fazer previsões para a final, agendada para domingo, às 11:00 (15:00 em Lisboa). “As adversárias estão fortíssimas”, disse no final da prova, admitindo ter estado muito “bem na partida” e ter-se sentido “emocionada com o ambiente” do estádio ‘Engenhão’.

A viver em Londres desde janeiro do ano passado, Carolina Duarte já representou Portugal em competições de atletismo regular, nomeadamente nos Europeus de 2012, em Helsínquia.

Depois de ter deixado a competição, quando o problema de visão se agravou, acabou por ser classificada na classe T13 de atletismo adaptado em 2015.

No atletismo, os deficientes visuais são classificados entre as classes 11 e 13. A classe 11 inclui atletas com a visão mais diminuída e a classe desportiva 13 inclui atletas com a melhor visão.