Judo: Europeus

06-04-2010 15:29

Portugal parte com ambição de uma medalha

A selecção portuguesa de judo, que integra sete atletas, parte para os campeonatos da Europa, a disputarem em Viena, com os objectivos de conseguir uma medalha, duas presenças em meias-finais e outras duas em finais.
Portugal parte com ambição de uma medalha

Por Sapo Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

As "metas" para os Europeus, que decorrerão na capital austríaca entre 22 e 25 de Abril, foram traçadas hoje por Luís Monteiro, Director Técnico Nacional (DTN) da federação de judo.

"Dos sete atletas, pelo menos uma medalha, um a dois lugares de finalista e um a dois lugares de semifinalista", afirmou Luís Monteiro, acrescentando que Portugal tem uma "equipa reduzida em masculinos, porque há alguns atletas que estão lesionados".

O DTN lembrou ainda que a alteração do modelo de competições, que "praticamente extingue as repescagens", aumentou "bastante a competitividade e cria maiores dificuldades em termos de resultados".

Em masculinos, Portugal vai estar representado por Diogo César (-66 kg) e João Pina (-73 kg), enquanto em femininos terá em competição cinco atletas, entre as quais Telma Monteiro, que defende o título europeu de -57 kg, conquistado em Tbilisi, em 2009.

A melhor judoca portuguesa de sempre admitiu que "a competição não vai ser fácil", mas garantiu: "O objectivo é no mínimo conseguir uma medalha. Qualquer medalha está ao meu alcance, mas tudo vai depender daquele dia".

Além de Telma Monteiro, a selecção portuguesa feminina, treinada por Rui Rosa, integra Leandra Freitas (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Ana Cachola (-63 kg) e Yahima Ramirez (-78 kg).

Para a selecção portuguesa, os Europeus de Viena marcam a estreia de novos equipamentos, uniformizados e tecnologicamente mais desenvolvidos.