Portugal derrotou, esta terça-feira, a França, por 2-1, no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade 1-1, seguindo para os quartos-de-final do Mundial de hóquei em patins feminino como primeiro classificado do Grupo B.
No Recife, Brasil, onde se realiza a competição, a seleção portuguesa vai defrontar o segundo classificado do Grupo A, que será a Argentina ou o Chile, cujo encontro ainda decorre.
Rute Lopes inaugurou o marcador na segunda parte, mas a equipa gaulesa, vice-campeã do Mundo, empatou e forçou o prolongamento, no qual não se registou qualquer golo. No desempate por "penáltis", Rute Lopes, de novo, e Ana Ferreira marcaram para Portugal, enquanto Tatiana Malard foi a única a converter para a França.
«A vitória é justa, uma vez que fomos a única equipa que procurou vencer. A França, um pouco como havia feito a Suíça no primeiro jogo, fechou-se muito na zona defensiva e isso criou-nos dificuldades. Mas as jogadoras estiveram muito bem. Apresentaram-se muito mais soltas. Não nos podemos esquecer que são muito jovens e que muitas delas estão pela primeira vez num Campeonato do Mundo», disse o selecionador português, Jorge Lopes, citado pela assessoria da Federação Portuguesa de Patinagem.
Portugal, que se estreou com uma goleada sobre a Suíça (6-0), garantiu o primeiro posto do grupo com duas vitórias e aguarda o desfecho do Argentina-Chile para saber quem vai defrontar nos quartos-de-final, na quinta-feira, em partida que terá início à meia-noite em Portugal continental.