Desporto adaptado

03-10-2011 12:48

Portugal conquista seis medalhas no penúltimo dia do Global Games INAS

Atletas portugueses conquistam medalhas em Itália.
Portugal conquista seis medalhas no penúltimo dia do Global Games INAS

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

Portugal conquistou a medalha de ouro na estafeta 4x100 metros masculinos dos Global INAS-FID, competição para atletas com deficiência intelectual, que hoje terminam na região da Ligúria, Itália, e mais cinco medalhas (quatro bronze e uma de prata).

A estafeta composta por António Monteiro, Gracelino Barbosa, Lenine Cunha e Tiago Duarte brilhou domingo em terras italianas, enquanto a estafeta feminina constituída por Ana Ramos, Cátia Almeida, Graça Fernandes e Raquel Cerqueira terminou no quarto lugar.

Paulo Pinheiro ganhou a medalha de prata nos 3.000 metros obstáculos, prova em que Vítor Pleno conquistou o bronze.

No heptatlo, Lenine Cunha, com 3.757 pontos, e Ana Ramos, com 2.156, alcançaram as medalhas de bronze em masculinos e femininos, respetivamente.

Na classificação coletiva, Portugal lidera em masculinos e femininos faltando a jornada de hoje para o final da competição.
José Costa Pereira, selecionador nacional, reconhece que Portugal tem realizado «um campeonato fantástico», com a conquista, até ao momento, de 13 medalhas, das quais quatro de ouro.

«Em termos coletivos, no sector masculino, preparamo-nos para alcançar o nosso sexto título de campeões do mundo, enquanto no feminino, surpreendentemente, estamos na luta com as potências da Ucrânia e da Polónia e, por certo, vamos alcançar um lugar no pódio, o que já é extraordinário», frisou José Costa Pereira.

Em basquetebol, a seleção nacional conquistou a medalha de bronze, graças à vitória sobre a Austrália (79-46) no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar.

No futsal, Portugal deixou escapar o bronze, ao perder com o Brasil, por 7-3.