Boxe

30-03-2012 18:25

Vladimir Klitschko leiloa medalha olímpica para caridade

O pugilista ucraniano Vladimir Klitschko, campeão do mundo de pesos pesados, arrecadou hoje um milhão de dólares (cerca de 749.000 euros) para caridade, ao leiloar a sua medalha de ouro dos Jogos Olímpicos Atlanta1996.
Vladimir Klitschko leiloa medalha olímpica para caridade

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O valor vai reverter a favor da fundação dos irmãos Klitschko, que apoia crianças desfavorecidas, e o irmão mais velho de Vladimir, Vitali, diz terem conseguido angariar mais de 1,1 milhão de euros durante o evento, em que foram leiloados outros artigos.

«Um comprador desconhecido pagou um milhão de dólares pela medalha olímpica de Vladimir Klitschko. Logo após a venda, o comprador anunciou a sua vontade de manter a medalha junto da família Klitschko», um gesto que tocou Vladimir, informa um comunicado.

Vladimir disse que a medalha é «a origem do sucesso profissional» e admitiu que «graças aos fundos de benfeitores» podem realizar «os sonhos de centenas de milhares de crianças».

Vladimir é também membro de um partido político, fundado em 2010 pelo seu irmão Vitali e batizado de Aliança Democrática Ucraniana para as Reformas ou “Udar” (significa “movimento” em ucraniano), tendo por duas vezes concorrido a presidente da Câmara de Kiev (2006 e 2008).