Canoagem/Taça Mundo

18-05-2012 16:32

Portugal conquista três finais no primeiro dia

Portugal em grande na Taça do Mundo de Poznan.
Portugal conquista três finais no primeiro dia

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A seleção portuguesa de canoagem garantiu hoje as primeiras três finais na Taça do Mundo de Poznan, Polónia, nos 500 metros com o K1 e K4 femininos e nos 1.000 com o K2 Fernando Pimenta/Emanuel Silva.

A mais completa canoísta portuguesa de sempre, Teresa Portela, destacou-se com o segundo lugar em K1 500, pouco depois de ter garantido também a final direta com o triunfo em K4 500 em tripulação composta ainda por Helena Rodrigues, Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes.

A terceira final do dia foi conquistada pela dupla Fernando Pimenta/Emanuel Silva com o terceiro posto na sua meia-final, na qual apenas cederam para os campeões olímpicos e mundiais, Alemanha e Eslováquia, respetivamente.

A dupla esteve em destaque quinta-feira ao conquistar a única vaga disponível para Londres2012, vencendo a final da prova de apuramento: a estes dois atletas vão juntar-se nos Jogos Olímpicos mais quatro canoístas femininos.

Joana Sousa, que tinha falhado a qualificação para Londres2012 em K1 200 e 500, ficou-se hoje pelas meias-finais de K1 500.

Os finalistas vão tentar disputar o pódio sábado de manhã, sendo que à tarde começam as provas de 200, com eliminatórias e semifinais.

Os K1 João Ribeiro e Teresa Portela e os K2 Joana Vasconcelos/Beatriz Gomes e Filipe Duarte/David Fernandes vão procurar um lugar nas finais de domingo.

Mais do que os resultados, a Taça do Mundo de Poznan serve para testar o momento da equipa feminina portuguesa a três meses dos Jogos Olímpicos, pois esta é a primeira competição internacional em que participa.