Ciclismo

30-06-2012 16:42

Cancellara é o primeiro líder do Tour

O ciclista suíço superou a concorrência de Bradley Wiggins e Sylvain Chavanel.
Cancellara é o primeiro líder do Tour

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O suíço Fabian Cancellara é o primeiro líder desta edição do Tour, ao vencer o contrarrelógio individual de Liège (Bélgica), que assinalou o prólogo de abertura da máior prova do calendário do ciclismo mundial.

O ciclista de 31 anos fez os 6,4 quilómetros em 7,13 minutos, deixando o britânico Bradley Wiggins (Sky) e o francês Sylvain Chavanel (Omega Pharma-Quick) para as segunda e terceira posições, respetivamente, com mais sete segundos para cada rival.

Realce ainda para a prestação de Cadel Evans, o vencedor de 2011, que conseguiu o 13º lugar, gastando mais 17 segundos do que Cancellara.

Após o prólogo, o suíço aproveitou para dedicar o triunfo à sua mulher que está grávida.

«Liegé converteu-se num velódromo para mim de 6,4 km. Estou muito orgulhoso. Hoje dei tudo o que tinha para ganhar e dedicar a vitória à minha mulher que está em casa grávida».

Cancellara repetiu na cidade belga o triunfo num prólogo, algo que havia conseguido há oito anos.

«Ganhar aqui oito anos depois é algo magnífico. Há uns dias vi o vídeo de um jovem Cancellara que ganhou aqui e agora pude repeti-lo. É extraordinário», concluiu.

Quanto aos portugueses, Sérgio Paulinho ficou em 54º, com mais 24 segundos do que Cancellara, e Rui Costa quedou-se pelo 59º tempo, a 25 segundos do primeiro camisola amarela da Volta a França.