Centro de Alto Rendimento

26-04-2013 18:34

CAR de surf de Viana começa a funcionar no sábado

O centro está dotado de salas de formação, de apoio médico, de exercício, além de dormitórios e refeitório.
CAR de surf de Viana começa a funcionar no sábado

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf de Viana do Castelo, um dos quatro previstos para o país, começa a funcionar no sábado, anunciaram hoje fontes da autarquia local e da federação nacional daquela modalidade.

Trata-se de uma obra lançada a concurso no início de 2009, com um custo de 970 mil euros, após uma candidatura conjunta a fundos comunitários envolvendo a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto do Desporto de Portugal.

Será o segundo CAR do género a entrar em funcionamento em Portugal, depois do equipamento instalado em Peniche, e servirá de apoio e formação aos desportos náuticos como o surf, bodyboard, windsurf e kitesurf, precisamente uma área definida como "potencial" para o desenvolvimento do concelho de Viana do Castelo.

Implantado numa área de cerca de mil metros quadrados, junto à Praia do Cabedelo, na margem esquerda da cidade, está dotado de salas de formação, de apoio médico, de exercício, além de dormitórios e refeitório.

Segundo fonte da Federação Portuguesa de Surf (FPS), também envolvida neste projeto, estão previstos equipamentos do género igualmente para Nazaré e Aveiro.

«O novo CAR de Surf servirá não só como uma base operacional para todos os desportos de ondas que constituem o elenco da FPS, mas também como polo de desenvolvimento do surf na região, tanto na vertente desportiva como económica», explicou fonte daquela federação. Conteúdo publicado por Sportinforma com Lusa