VII Jogos da Francofonia

04-09-2013 17:16

Cabo Verde participa apenas em atletismo e judo

Cabo Verde já tem definido os sete atletas que vão representar o país nas modalidades do atletismo e judo, nos VII Jogos da Francofonia que se realizam de 7 a 15 de Setembro em Nice, França.
Cabo Verde participa apenas em atletismo e judo

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Ruben Sança nos cinco mil metros, Samuel Freire nos 1500, Adilson Spencer nos 10 mil metros e Lidiane Lopes nos 100 e 200 metros livres vão representar o atletismo sob a orientação técnica do selecionador de Cabo Verde de atletismo, Júlio Nagana.

O judo vai competir nestes jogos de Nice com os atletas Magna Mendes, Nuno Silva, e Wilson Teixeira, sob a orientação do professor Alfredo Torres.

De acordo com o técnico da Direcção-Geral dos Desportos, José Luís Gomes quem vai chefiar a comitiva cabo-verdiana, o país participa nesta edição com a missão de alcançar bons resultados em Nice.

José Luís Gomes informou ainda que a Direcção-Geral dos Desportos já disponibilizou a verba necessária para esta missão, pelo que acredita que Cabo Verde vai marcar uma presença condigna nos referidos jogos.

Contrariamente aos anos anteriores, Cabo Verde participa nos VII Jogos da Francofonia apenas na vertente desportiva.A parte cultural fica de fora, alegadamente por falta de sintonia entre os Ministérios do Desporto e Cultura.

Os VII Jogos da Francofonia contam com o concurso de participantes de 53 Estados, segundo as expetativas do secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf e vão reunir cerca de três mil jovens talentos oriundos de cinco continentes.

Considerado o maior evento desportivo, cultural e festivo da juventude francófona, os VII Jogos da Francofonia decorrem sob o signo dos valores de solidariedade, da diversidade e da excelência e «servem de trampolim a jovens talentos para a notoriedade internacional».

Organizados de quatro em quatro anos num dos 77 Estados membros da OIF, os Jogos da Francofonia misturam competições desportivas (atletismo, futebol, voleibol e judo) e actividades culturais e artísticas (teatro, conto, moda, dança).
Conteúdo publicado por Sportinforma com Inforpress