Cabo Verde

22-01-2014 17:49

Ilha de Santiago com nova escola de Karaté

Cidade da Praia a partir de hoje conta com mais uma escola de iniciação.
Ilha de Santiago com nova escola de Karaté

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

A Cidade da Praia conta com mais uma Escola de Karaté, denominada Organização Associação Karaté Capelinha, cita no bairro da Achada Santo António.

A iniciativa partiu de Djaló Almeida, praticante graduado com cinturão preto, Terceiro Dam, que em declarações hoje à Inforpress avançou que o objectivo visa ajudar a sua comunidade na redução da violência e dar uma outra perspectiva de vida aos jovens.

Almeida sublinhou entretanto os princípios e valores do karaté enquanto arte marcial originada a partir das técnicas de defesa sem armas.

É que segundo este dinamizador associativo, a prática do Karaté sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios “inestimáveis” para a criança, sendo que conforme avançou, se for bem orientada e motivada, será um grande passo para se afirmar na sociedade.

Nesse sentido, considerou que a prática correta do Karaté auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança.

“Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os outros. Com relação ao aspecto físico, ela estará sempre se exercitando, o que proporcionará um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos”, notou Djaló Almeida.

Djaló Almeida disse à Inforpress que a sua escola vai actuar na perspectiva de alargamento dos conhecimentos e ensinamentos do seu mestre, sensei Adalberto Coelho, pelo que pretende dar vida a uma escola de karaté que tem como foco ajudar as crianças mais desfavorecidas e assim permitir uma mudança de comportamento no seio da comunidade.

O projecto conta inicialmente com 50 crianças dos 6 aos 14 anos e mais 50 jovens dos 14 aos 18 anos perfazendo, assim, um total de 100 alunos.

Segundo disse, a escola vai trabalhar com um horizonte de 10 anos e visa a longo prazo, apresentar cinturões negros  de qualidade.

Conteúdo publicado por Sportinforma com Inforpress