Jogos da Juventude

27-08-2014 16:04

Fraca afluência de angolanos marca Jogos da Juventude

Apenas nos dois primeiros jogos da equipa de andebol compareceram alguns apoiantes.
Jogos da Juventude
Foto: JOHANNES EISELE / AFP

Os Jogos da Juventude estão a decorrer em Nanjing, China.

Por SAPO Desporto c/ Angop sapodesporto@sapo.pt

A fraca afluência de angolanos nas exibições da seleção angolana de cadetes de andebol feminino e do velocista angolano Venâncio Caculama nos II Jogos Olímpicos da Juventude que encerram nesta quinta-feira, foi evidente nos 12 dias de competição.

Apenas nos dois primeiros jogos da equipa de andebol (derrota para Rússia e Coreia do Sul) compareceram quatro angolanos acompanhados de igual número de amigos das Ilhas Maurícias, um moçambicano e exibindo a bandeira nacional apoiaram ruidosamente as cadetes, deixando o velocista Venâncio Caculama desamparado nas três corridas que fez, onde no imenso estádio olímpico os únicos angolanos presentes foram os jornalistas e o presidente da Federação de Atletismo e chefe de missão, Carlos Rosa.

Segundo o jovem Miguel Hunga, estudante da academia militar de Nanjing, que está nesta cidade há dois anos, este evento acontece numa altura que a maior parte dos angolanos que cá vivem ou de cidades mais próximas gozam férias no país natal.

Afirmou que ele mesmo e outros que estiveram presentes no Jiangning Sports Centre Arena são recém-chegados das férias, mas apercebendo-se do evento comungaram ideias e decidiram estar presentes em alguns jogos, não tendo sido possível em todos, porque as restrições na academia militar são grandes.

Ercília Tavares, estudante de medicina, afirmou que foi possível acompanhar apenas alguns jogos, porque depois de um ano de aprendizagem da língua, chegou a altura de mudar de cidade para começar os estudos em fisioterapia, por isso está mais engajada na mudança.

Ainda assim, Marília Quiseleti e Amélia Caluyombo, ambas atletas angolanas do andebol disseram terem notado a tímida presença de compatriotas angolanos com a bandeira nacional, factor de incentivo ao grupo.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing, Angola esteve presente com duas modalidades, o andebol feminino e o atletismo, três a menos que na Singapura (andebol, canoagem, atletismo, basquetebol 3x3 e natação).

Conteúdo publicado por Sportinforma