Canoagem

11-09-2015 16:58

João Amorim "orgulhoso" pelo título mundial de juniores

O jovem canoísta luso assumiu que não estava à espera de triunfar em Gyor, na Hungria.
Portugal elogiado ap
Foto: SAPO Desporto

O canoísta João Amorim sagrou-se hoje campeão do Mundo de juniores

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O canoísta português João Amorim revelou-se hoje “extremamente feliz e orgulhoso” com o título mundial júnior de maratonas, alcançado em Gyor, Hungria, em canoa C1.

“Não estava à espera, mas foi inteiramente justo. É um marco na carreira de qualquer atleta. Para o ano, já a competir com os seniores, não serei apenas mais um júnior, mas um júnior campeão do mundo”, congratulou-se João Amorim, em declarações à Lusa

No arranque dos Mundiais, o jovem português cumpriu os 18,3 quilómetros em 1:27.37 horas, deixando os húngaros Zoltán Koleszár e Dániel Laczó a 1.16 e 4.46 minutos, respetivamente.

“Na última viragem, quando vi que já tinha margem suficiente, acreditei que o título já não me iria fugir, embora nunca saibamos o que pode acontecer. Por isso, dei o meu máximo até ao fim”, disse João Amorim, que tinha como melhor resultado o quarto lugar júnior nos Europeus de 2014.

O jovem, que falhou a desejada entrada em engenharia aeroespacial, vai insistir no seu sonho universitário, sendo que em 2016 também pretende apostar mais na pista, especialidade olímpica.

“Tóquio2020 poderá ser um sonho, mas isso exige muito, muito trabalho. Vamos ver como correm as coisas na pista na próxima época e aí avaliarei melhor”, revelou.

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, disse que “Portugal não podia ter melhor início de mundiais, com as canoas, mais uma vez, a mostrar todo o seu valor e potencial”.

“Trouxemos uma equipa pequena, de apenas nove canoístas, mas muito forte e compacta. Acredito que, este fim de semana, voltaremos mais vezes ao pódio. Entre outros, temos cá o José Ramalho, bicampeão europeu em K1, e o Nuno Barros, que já foi campeão do mundo em C1”, completou.

Conteúdo publicado por Sportinforma