Taekwondo

11-02-2016 15:18

Associação considera "feito histórico" qualificação de Maria Andrade

O Taekwondo é uma arte marcial de origem na Coreia do Sul e desde os anos 80 passou a modalidade desportiva e olímpica.
Baku 2015 Taekwondo
Foto: Lusa

Associação considera qualificação de Maria Andrade para o Rio 2016 de "feito histórico"

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O presidente da Associação de Taekwondo de São Vicente, Gilson Rodrigues, considerou hoje que a modalidade de taekwondo entrou para a história do desporto cabo-verdiano com a qualificação da atleta Maria Andrade para os Jogos Olímpicos Rio-2016.

O feito é alcançado pela primeira vez na história da modalidade, por isso Gilson Rodrigues, um dos incentivadores da modalidade na ilha de São Vicente nos últimos anos, encara a qualificação olímpica de Maria Andrade, dia 06 em Marrocos, como tendo um “sabor especial” por ter sido conseguida diretamente, ou seja, sem recurso a wild card (carta convite).


Rodrigues lembra, a propósito, que quando, há quatro anos, deixou o seu clube, o Sport Lisboa e Benfica (Portugal) para vir abraçar, em São Vicente, o programa Taekwondo Unidos na Formação da Vida, fê-lo com esta ambição na bagagem”, apesar de “muitos pensarem tratar-se apenas de ilusão”.

“Eu e o meu mentor, Joe Pina, sempre dissemos que para conseguirmos este grande objetivo teríamos que trabalhar duro, acreditar como nunca, e nunca desistir”, apontou Gilson Rodrigues.

“Passamos esta mensagem aos nossos atletas e formandos, ela foi bem recebida por muitos e alguns passaram a fazer do taekwondo e do nosso lema um modo de vida”, sintetizou, lembrando que foi assim que se conseguiu, juntamente com os atletas, um dos “maiores feitos” para a modalidade.

Mas o presidente da Associação de São Vicente de Taekwondo (ATSV) recusa ficar “por aqui” porque o trabalho "está longe" do fim, pois, precisou, a cada dia que passa surgem “novos objectivos e novos atletas” com a ambição de realizar “mais feitos”.

“O próximo objectivo é, sem dúvida, conseguir uma medalha nos Jogos Olímpicos, não sabemos quando o conseguiremos, mas com velocidade e confiança no trabalho que desenvolvemos acreditamos piamente que faremos o prometido”, anotou Gilson Rodrigues.


Por fim, o presidente da ATSV deixou “profundos agradecimentos” a todos os atletas que nestes últimos anos têm confiado nos seus ensinamentos, a começar pelo mestre Joe Pina, “por sempre acreditar nos meus atletas”, na federação, pelo apoio, e ao Comité Olímpico e à Direcção-Geral dos Desportos por “acreditarem no programa”.

A jovem atleta cabo-verdiana Maria Andrade qualificou-se sábado, dia 6, para os Jogos Olímpicos Rio’2016 ao arrebatar a medalha de prata no Open de Agadir (Marrocos).


Nesse torneio de qualificação, Maria Andrade começou com uma “vitória expressiva” frente à argelina Sondess Bem Tahar, por 16-8, nos quartos-de-final, para nas meias-finais eliminar a tunisina Fadia Farhani por 4-1.

No combate para a atribuição do título na categoria de 49 quilogramas, a atleta cabo-verdiana residente nos Estados Unidos perdeu de forma tangencial o Ouro para a atleta internacional do Congo, Rosa Keleku, por 2-3.

A expressão taekwondo significa "Tae", saltar voar, e "kwon" quebrar com o pé ou com a mão, mas é em "do" que está inserida a formação, educação, respeito e princípio do Taekwondo.

O “do” em todas as artes marciais tem este princípio de ensino para os estudantes de artes marciais.

Conteúdo publicado por Sportinforma