Natação

04-09-2016 17:37

FINA confirma demissão de três membros da sua comissão antidoping

Sobre as recomendações dessa comissão, a FINA esclareceu que “sempre foram implementadas em função da estratégia antidoping”.
Natação Geral
Foto: PHILIPPE LEWICKI

Natação Geral

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Federação Internacional de Natação (FINA) confirmou hoje que três elementos da sua comissão antidoping, entre eles o seu presidente, Andrew Pipe, apresentaram demissão por ter autorizada a presença de nadadores russos nos Jogos Olímpicos Rio2016.

“A FINA lamenta esta decisão e expressa o seu profundo apreço e reconhecimento pela nossa política de antidopagem durante os últimos anos”, referiu o organismo, em comunicado, expressando alguma surpresa com estas demissões.

Sobre os motivos apresentados pelos demissionários, a FINA clarificou que “os Jogos Olímpicos são um evento desportivo do Comité Olímpico Internacional [COI]” e que “a decisão sobre a presença de nadadores russos foi tomada pelo Tribunal Arbitral do Desporto [TAS] e pelo COI”.

“A FINA respeitou e deu seguimento a essas decisões. Neste processo complexo, a FINA deixou claro a posição da sua comissão antidoping [exclusão dos nadadores russos], mas não tivemos a última palavra”, esclareceu a FINA.

Conteúdo publicado por Sportinforma