Judo

17-09-2016 18:37

Anri Egutidze conquista prata para Portugal nos Europeus de juniores

O judoca português Anri Egutidze conquistou hoje a medalha de prata na categoria de -81kg dos Europeus de juniores.
Olympic Games 2016 Judo
Foto: Lusa

epa05478190 Teddy Riner of France (L) and Hisayoshi Harasawa of Japan (R) in action in the men's +100kg gold medal bout of the Rio 2016 Olympic Games Judo events at the Carioca Arena 2 in the Olympic Park in Rio de Janeiro, Brazil, 12August 2016. EPA/ORLANDO BARRIA

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

Depois de começar por bater o letão David Duda, Anri Egutidze somou novo triunfo, desta feita diante do francês Nicolas Chilard.

Na eliminatória seguinte, reeditou-se a final do Junior European Cup Coimbra 2016, mas, desta vez, o holandês Jim Heijman saiu derrotado por ippon.

Na meia-final, Egutidze enfrentou o alemão Tim Gramkow e precisou de apenas de um minuto para somar outro ippon.

Na final, não conseguiu pontuar contra o sérvio Nemanja Majdov, que acabou por vencer por yuko, acabando por conquistar a prata.

Na mesma categoria, João Martinho eliminou os seus dois primeiros oponentes, o islandês Logi Heraldsson, da Islândia, e o holandês Jesper Smink.

Nos quartos de final, defrontou o sérvio Nemanja Majdov, que conseguiu marcar um yuko e aguentou a vantagem até final. O atleta português reencontrou o caminho das vitórias na repescagem, onde eliminou o francês Alpha Oumar Djalo pela margem mínima.

No seu derradeiro e último combate contra, o alemão Tim Gramkow, conseguiu ganhar vantagem e com o resultado em 2-1 (dois ‘yukos’ contra um) a poucos segundos do final, o jovem luso não conseguiu evitar o ataque do alemão que empatou e levou o combate para ‘Ponto de Ouro’.

Nessa fase, Tim Gramkow conseguiu pontuar novamente. João Martinho terminou a sua prestação em quinto lugar.

Pedro Silva (-100kg) somou duas vitórias nos dois primeiros combates, derrotando o britânico Rhys Thompson (nº17 do ‘ranking’ mundial de juniores) e o holandês Simeon Catharina (n.º dois mundial e Campeão Mundial de Cadetes em 2015).

Nos quartos de final, Pedro Silva não conseguiu contrariar o estónio Otto Krister Imala. Nas repescagens, cedeu perante o russo Aslan Dzhioev, nº11 da hierarquia, alcançando a sétima posição final.

Jaime Santos (-90kg) começou a sua prestação com uma vitória, eliminando o azeri Aslan Mirzayev. Na ronda seguinte, o espanhol Nikoloz Sherazadishvili superiorizou-se ao português, que terminou em nono lugar.

Na categoria feminina de -78 kg, o sorteio ditou que Patrícia Sampaio defrontasse a croata Brigita Matic, n.º dois do ‘ranking’ mundial de Juniores. A judoca portuguesa não conseguiu derrotar a Campeã Mundial de Juniores de 2015, terminando a sua prestação no nono lugar.

No domingo, a seleção nacional masculina participa na Competição por equipas, defrontando a formação da Bielorrussa.

Nos tatamis do Sport Palace Málaga José María Carpena competem 405 atletas (229 masculinos e 176 femininos) em representação de 41 países.

Conteúdo publicado por Sportinforma