Jogos Olímpicos

17-03-2017 07:48

Fukushima vai acolher competições dos Jogos Olímpicos de 2020

Esta é a primeira vez desde 2008 que o basebol e o softbol integram as olimpíadas.
Fukushima vai acolher competições dos Jogos Olímpicos de 2020
Foto: SAPO Desporto

Fukushima vai acolher competições dos Jogos Olímpicos de 2020

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A região japonesa onde fica Fukushima, local do segundo maior acidente nuclear da história, acolherá competições de basebol e softbol dos Jogos Olímpicos de 2020, disse hoje a organização.

O Comité Olímpico Internacional (COI) visa com esta decisão ajudar a recuperar a região de Tohoku, no noroeste do Japão, atingida em 2011 por um sismo seguido de tsunami que provocou um acidente na central nuclear de Fukushima.

"Ao acolher as competições de basebol e softbol dos Jogos Olímpicos, Fukushima terá uma grande plataforma para mostrar ao mundo o alcance da sua recuperação dez anos depois do desastre", afirmou Yoshiro Mori, presidente do comité organizador de Tóquio2020, num comunicado.

O sismo de nove graus na escala de Richter e o tsunami que se seguiu, a 11 de março de 2011, arrasou a costa do noroeste do Japão e causou mais de 18 mil mortos e desaparecidos. Esteve ainda na origem do pior acidente nuclear a seguir a Chernobil (em 1986, na Ucrânia), continuando ainda hoje deslocadas dezenas de milhar de pessoas que viviam na zona, por causa da radioatividade.

"Esta também será uma oportunidade maravilhosa de mostrar a nossa gratidão àqueles que ajudaram na reconstrução da região", disse ainda Yoshiro Mori.

O estádio Fukushima Azuma será renovado até 2020 para acolher aquelas competições dos jogos de Tóquio2020.

O COI aprovou também a realização das rondas preliminares da competição de futebol em Miyagi, outro dos locais afetados pelo sismo de 2011.

Além disso, o Governo do Japão propôs que a tocha olímpica passe pelas zonas afetadas pelo terramoto e pelo tsunami.

Conteúdo publicado por Sportinforma