Desporto

30-03-2017 20:55

Campeonatos de esqui alpino e de snowboard retomados este domingo

As duas competições, organizadas pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal, estavam agendadas para 12 de março.
Taça do Mundo de Snowboard
Foto: Jean-Christophe Bott

Campeonatos de esqui alpino e de snowboard retomados este domingo

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O Campeonato Nacional de esqui alpino, na vertente de ‘slalom’ gigante, e a prova de ‘slopestyle’, do Campeonato Nacional de snowboard, realizam-se no próximo domingo, na estância da Serra da Estrela.

As duas competições, organizadas pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal, estavam agendadas para 12 de março, mas acabaram por ser adiadas devido às fortes rajadas de vento, nevoeiro e chuva.

Sérgio Figueiredo, o diretor-técnico nacional, sublinha estarem reunidas as condições "para fazer um excelente campeonato nacional", com uma pista não tão rápida como os seniores gostariam, por ser neve de primavera, menos dura, mas "acessível a todos os escalões".

"O nevão do passado fim de semana foi importante, porque já não tínhamos neve em quantidade e qualidade suficiente. Vamos continuar durante mais alguns dias com meteorologia favorável, as pistas foram avaliadas e temos as condições ótimas para fazer um excelente campeonato nacional", disse hoje à agência Lusa Sérgio Figueiredo.

As provas vão também servir de observação para os selecionadores nacionais, Sérgio Figueiredo, no esqui, e Nuno Marques, conhecido como ‘Mancha’, no snowboard.

"Os campeonatos nacionais são um reflexo do que foi realizado na temporada e permite ter algum ‘feedback’ do que esperar dos atletas nas próximas competições. Nesta temporada temos só mais uma competição internacional, o Troféu La Scara [França], mas iremos ter estágios no final do verão e no outono e fico já com uma ideia daquilo com que posso contar na próxima época e nos próximos momentos de preparação", salienta o director técnico nacional, que é também selecionar nacional de esqui.

No dia 11 de março Ricardo Brancal e Catarina Carvalho revalidaram o título de campeões nacionais de ‘slalom’, em esqui alpino, enquanto os ‘snowboarders’ Mike Cruz e Rita Rainho se sagraram campeões em ‘boardercross’, no dia anterior ao adiamento das provas do próximo domingo.

Conteúdo publicado por Sportinforma